quinta-feira, 18 de abril de 2013

O RITUAL SOCIAL DA COMIDA


É incrível observar como o mundo gira em torno de comida. Não só pra matar a fome, mas para a socialização entre as pessoas.
O ritual da comida está presente em nossas vidas de maneira bem discreta, mas ao meu ver é algo indispensável. Digo isso porque eu e o meu marido amamos cozinhar e eu estava pensando no porque disso. Não é só por comer {senão eu já estaria pesando uns 200 kilos}, mas porque eu e ele adoramos sair, ficar com os amigos ou mesmo fazer um momento especial para nós dois.


Pense comigo: você vai na casa de uma amiga {não vale pensar na melhor amiga}, a primeira coisa que ela vai fazer é te oferecer alguma coisa pra beber. Mas note o seguinte: quando alguém te oferece: "você quer beber uma água, um chá, um refrigerante ou um suco?" é MUITO diferente de alguém que te oferece "quer tomar alguma coisa?". No primeiro caso, você sabe quais são as suas opções e sente a boa vontade da sua amiga em te oferecer alguma coisa de verdade; já no segundo caso, você sabe que a pessoa está te oferecendo algo só por educação. Claro que no caso da sua melhor amiga, você já chega na casa dela abrindo a geladeira {se minha mãe escuta eu falar isso, ela me mata...rsrsrs}. Mas é assim mesmo.
Ok, mas eu estava falando de comida, eu sei. Mas a gente não chega na casa dos outros morto de fome e esperando que o anfitrião vá te servir um leitão logo de cara. Então, seja uma mocinha magra e educada, pois nem sempre o dono da casa sabe quanto tempo você pretende se instalar por lá. Só vai te oferecer algo pra comer se a visita se estender.
Vou dar um exemplo bem prático. Meu pai quando vai lá em casa (por sinal hoje é aniversário dele - PARABÉNS PAI), eu já sei que ele gosta de tomar café com um pouquinho de leite e adoçante. Detalhe: eu não tomo leite nem adoçante, mas compro porque eu sei que ele gosta - aí ele já sente que eu gosto que ele vá na minha casa, por causa desses detalhes que eu faço questão de mostrar. O grande diferencial é que eu nem pergunto o que ele quer tomar, eu já vou servindo o café e qualquer outra coisa que eu tenha. Sentiu a diferença? Dá pra ver que o dono da casa gosta da pessoa que está visitando por meio de ações bem simples. Ok, aí meu pai tira um saco enooorme de pão de queijo de uma sacola... Aí, que delícia!!! Meu marido olha pra ele e tira uma massa de pão caseiro e põe no forno pra assar {nessa eu morri}. Papo vai, papo vem e em 30 minutinhos o pão está pronto, quentinho! Nisso eu já tirei a manteiga, o patê, a geléia e um monte de gostosuras da geladeira. Tudo num ato muito natural enquanto conversamos.
Ou seja, uma reunião entre pessoas, por mais simples que seja, sempre envolve comida {ok, pode envolver bebida também, rsrsrs}.


Quando eu era pequena, ia estudar na casa das minhas colegas e sempre, mas sempre a mãe delas preparava um lanchinho pra gente.
Você é convidado para visitar uma amiga como? "Oi amiga, vamos comer uma pizza lá em casa no sábado?" ou para os mais alcoólatras: "Oi amiga, vamos fazer um esquenta lá em casa no sábado antes da balada?".
Claro! Você não vai na casa de uma pessoa pra ficar sentado no sofá, assistindo TV e olhando de vez enquando pra parede, né? Se fizerem isso comigo, eu nunca mais volto na casa da pessoa. E geralmente esse tipo de pessoa é mesquinha com comida e nunca vai te servir algo decente, e se servir, confira a data de validade, rsrsrsrs.
Eu conheço uma pessoa que é assim que vive me chamando pra ir na casa dela. Mas quando eu chego lá, "quando" ela pergunta se eu quero algo é bem assim "você quer tomar ou comer alguma coisa?". OBVIO que eu vou dizer "não". É o que ela quer escutar. Ou então a pessoa pode perguntar com uma negativa: "Você não quer beber alguma coisa?". Ligou os pontos? Ela já está sugerindo que a sua resposta deve ser "não", já na própria pergunta.
Interação social exige comida e bebida e se você curte muito estar com os amigos como eu, o mínimo que deve aprender é combinar um monte de comida pronta pra servir (no caso de você não saber cozinhar). Eu sempre sugiro para as pessoas fazerem um curso de culinária básico. Pra aprender que deve-se colocar a cenoura antes do tomate, porque se você colocar os dois juntos, quando a cenoura cozinhar, o tomate terá derretido. Se você não pode gastar dinheiro ou não tem muito tempo, assista um programa de gastronomia na TV, dá pra aprender muita coisa lá também, pois não tem nada mais chato do que um péssimo anfitrião.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

>> POR FAVOR, LEIA ANTES DE POSTAR <<

Não publicamos comentários com LINKS de outros blogs ou qualquer tipo de link externo. Aqui é um espaço para comentar e não fazer propaganda. Comentários ofensivo ou propaganda também serão deletados!