quinta-feira, 25 de abril de 2013

MADE IN BRAZIL: GUCCI LANÇA LINHA VERDE

Para produzir com couro brasileiro, Gucci lança linha verde em parceria com ONGs ambientais.

Franca Sozzani, Livia Firth, Diana Zanetto, Nathalie Walker e Mercedes Tallò, na apresentação da linha verde da Gucci ©Reprodução
Durante a semana de moda de Paris, a Gucci recebeu para um coquetel na Embaixada Brasileira para lançar uma linha de bolsas em parceria com o National Wildlife Federation e a Green Carpet Chalenge, projeto da italiana Livia Firth (mulher do ator Collin) e a jornalista britânica especialista em sustentabilidade Lucy Siegle. A ideia por trás da fundação é combinar glamour e ética nos eventos red carpet.

Em uma das salas, antes do coquetel com caipirinhas e brigadeiro, houve uma apresentação formal, com a presença de Diana Zanetto, Vice-Presidente Executiva da Gucci; Mercedes Talló, da Rain Forest Alliance, Nathalie Walker, da NWF, Franca Sozzani, editora da “Vogue” italiana, além de Livia e Lucy. Na primeira fila estavam Rossella Ravagli, diretora do Departamento de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Gucci, e François-Henri Pinault, CEO do grupo PPR, dono da Gucci.

A primeira surpresa foi aprender que o couro usado pela marca é brasileiro. Ele faz um longo e complexo percurso até chegar às oficinas da grife na Itália. Livia procurou a Gucci e seu projeto foi abraçado pela diretora de criação Frida Giannini. Para Diana Zanetto, a marca tem o dever de ter essa preocupação. “Os consumidores estão mudando e querem saber a história por trás de cada produto. Nós somos ‘made in Italy’, mas também somos ‘made in integrity’”, diz.

Então Gucci e o governo brasileiro fizeram uma associação no que se refere à moda sustentável e, segundo Lívia, “a parceria é uma referência para o mercado de moda hoje”.


François-Henri Pinault e Franca Sozzani no lançamento da Gucci na Embaixada Brasileira ©FFW
A parceria estabelece novos padrões de certificação ecológica ao garantir zero desmatamento e rastreabilidade desde a seleção do couro até o produto finalizado, pronto para ser comercializado. A marca trabalha com cinco ranchos na Amazônia, todos certificados pela Rainforest Alliance, que assegura a prática de justiça social e ambiental assim como um tratamento ético do gado. “É um projeto em que todos saem ganhando”, diz Nathalie Walker.

A última pesquisa da NWF mostra que os ranchos da Amazônia são responsáveis por mais de ¾ da extinção das florestas. Apesar de uma diminuição desta devastação em 2011 no Brasil, valores de agosto de 2012 (considerado o mês de maior desmatamento) recuaram, mostrando um aumento de 220% no último ano.

Quando foi a vez de Franca falar, ela fez um depoimento honesto e iniciou de forma irônica: “As pessoas devem olhar para mim e perguntar: ‘o que ela está fazendo aí? A moda não liga para essas coisas…’”.

Franca assumiu que não é uma pessoa ecológica, mas que pode fazer a sua parte na revista. “Mas a imprensa inteira tem que se unir no mesmo comprometimento”, diz. Ao FFW ela afirmou que a moda ainda está longe disso e a relação com os designers é difícil. “Nós sabemos como eles são, não querem ouvir ninguém, mas agora as pessoas podem ser convencidas com mais facilidade a testar outros materiais”.


Uma das bolsas da linha verde da Gucci, feitas em couro certificado ©FFW
Sim, o projeto é muito bom, mas a Gucci mostrou apenas três bolsas. Quando a marca vai passar a usar esse couro certificado como o padrão para todos os seus produtos? “Quando nós pudermos produzir todas as nossas peças nesse couro, nós faremos, mas por enquanto não há vacas suficientes para essa demanda”, diz Diana.

“Esse ainda é um padrão de ouro, pois não há ranchos suficientes para fornecer para todas as marcas”, diz Melanie ao FFW. “Mas é o começo de uma produção ideal e transparente”.

A linha, que tem zero impacto no desmatamento da floresta Amazônica, tem entre suas peças uma versão da bolsa Jackie, um dos ícones da história da marca. Cada bolsa contém um passaporte que descreve especificamente a cadeia de produção, desde o nascimento da vaca até o produto finalizado manualmente.

A Gucci também fará uma doação de 50 mil euros para o National Wildlife Federation, fundo que visa promover o couro brasileiro livre de desmatamento. “É um grande passo para a indústria. São produtos verdadeiramente monitorados, o que transmite uma mensagem forte ao mercado de moda”, diz Livia.


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