quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

POR QUE AS MULHERES GASTAM TANTO COM FITNESS?

Por Leticia Mazarotto, da Mantô

Antes de mais nada gostaria de dizer que não tenho nada contra o tipo de roupa ou contra as empresas, nem estou criticando quem gosta ou compra fitness. Nem quero derrubar a indústria e nem fazer você parar de comprar suas roupas de academia. É só um olhar um pouco mais mercadológico sobre o assunto.

Todos os dias, as mulheres gastam centenas de reais em roupas que pretendem vestir apenas enquanto estão transpirando - sutiãs para esporte, calças de yoga, roupas com tecnologia de última geração para você poder transpirar melhor. Mas por quê isso? Estudos apontam que esses gastos são uma fuga para a insegurança das mulheres {veja bem, a maioria dos homens não usam roupa fitness de marca pra malhar...}.


Empresas como a Lululemon, no Canadá captaram essas "fugas", fornecendo argumentos de que as mulheres podem sentir-se "elegantes" mesmo quando elas estão suando horrores. Esta loja foi o primeiro lugar que ditou que as roupas de ginástica não devem ser motivo para vergonha e que elas poderiam ser vistas vestindo um traje esporte até em um jantar, após a aula de yoga {tá bom que você vai fedendo a suor jantar com seu gato, hahaha}. Não sei se todas lembram, mas antigamente, as roupas de academia eram as mais "surradas" que se tinha dentro do armário.


Não são os homens que elas estão tentando impressionar com seus trajes de treino high-tech e sim as outras mulheres, como uma competição no reino animal de quem tem o pelo mais colorido. Uma pesquisa das mulheres britânicas realizada no último verão confirma isto. Dois terços das mais de 2.000 participantes com idades entre 18 e 30 anos afirmaram que se importam muito pouco em impressionar os homens,  elas se vestem-se para impressionar as "concorrentes".

Mas a competição feminina e insegurança não podem ser toda a desculpa aqui. Pelo fato das mulheres solteiras estarem buscando um parceiro, elas se tornam uma fonte de consumo enorme. O Los Angeles Times informou em julho passado que "marcas estão ansiosas para lançar rapidamente novas mercadorias porque o público deles causa um desgaste enorme e natural no produto e é o melhor tipo de consumidor: mulher, jovem, seguidoras de tendências e dispostas a gastar dinheiro. As mulheres na faixa dos 20 e 30 anos não querem apenas gastar dinheiro em equipamento de treino, porque eles sentem a necessidade de impressionar os outros - estão gastando o dinheiro porque elas podem.


Faz sentido, então, que Lululemon usa mulheres reais para comercializar o "estilo de vida" que seus produtos estão supostamente para oferecer. A empresa recruta "embaixadores" - instrutores de yoga predominantemente - em cada cidade onde eles têm um ponto de venda. Essas mulheres (e homens) recebem vestuário livre para usar enquanto conduz (raramente barato) aulas em seus próprios estúdios e nas lojas Lululemon. Algumas lojas de varejo Lululemon até mesmo ter seus funcionários (super bem vestidos) fazendo yoga nas janelas. Isso envia uma mensagem para os jovens, o público feminino que a marca é feita para eles e é abraçada por eles.


A Lululemon não é a primeira empresa a visar as mulheres jovens, solteiras e auto-suficientes. No início deste ano, tanto o Citibank e a Honda lançaram nos EUA campanhas publicitárias grandes que, explicitamente, apontavam para o crescente sucesso financeiro e demográficos de independência das mulheres. No anúncio do Citibank, uma jovem diz: "Meu namorado e eu estávamos saindo de férias. Pensamos em comprar  um diamante, mas com todos os Pontos de Fidelidade que eu fui ganhando, eu nos levei para a "pedra" que realmente eu tinha em mente". A cena passa para uma formação rochosa maravilhosa e gigante perto de Moab, Utah. Como Katie HuffPost da Bindley escreveu: "Os novos comerciais vendem para as mulheres os carros e produtos caros que agora elas podem pagar, para celebrar a sua independência, ao invés de atrair um marido." Os anunciantes estão aprendendo que vale muito mais a pena reconhecer os pontos fortes das mulheres, em vez de explorar suas fraquezas, desta forma a Lululemon, intencionalmente ou não, é atraente para elas, usando a sua consciência de seu próprio poder - poder aquisitivo.

A abordagem da empresa parece estar funcionando. Vários grandes varejistas, incluindo Gap, Target, Victoria Secret e Under Armour criaram uma linha fitness para mulheres semelhantes. 
E você compra bastante fitness? Diga-nos o por que nos comentários!


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